Foi desenvolvido para ser implementado ao longo de 09 meses, o que não impede que o professor desenvolva com seus alunos apenas as etapas que desejar.
Objetivos: Discutir e consolidar o pertencimento dos prticipantes negros e brancos, por meio do estudo das representações do negro nas classes diversas dos discursos literários, midiáticos e acadêmicos, identificando as questões que implicam a história e a trajetória da vida dos cidadãos.O projeto deseja contribuir para aformação de uma futura geração que se perceba e se relacione com as diferenças de uma forma positiva e respeitosa.
Estratégias: Ao longo de 09 meses, alunos, professores e toda a comunidade escolar do Colégio Estadual Santos Dumont desenvolveram, de acordo com um cronograma pré-estabelecido, diversas atividades relacionadas à cultura afro. Através de jogos, exposições, leituras, debates, música, teatro e dança, o trabalho teve sua culminância no projeto vitrine denominada CAFÉ LITERÁRIO, quando, ao longo de três dias de muita criatividade, alegria e realização, toda a comunidade e convidados pararam para assistir aos resultados que cada turma envolvida foi construindo dia após dia, num trabalho de muita dedicação e pesquisa, sob orientação de seus professores, funcionários e familiares.
Atividades: Promoção de feijoada; Escritores brasileiro afro-descendentes; Contos Africanos; Histórias populares; crônicas; artigos jornalísticos; autobiográficos; filmes; canções de cunho histórico; textos culinários (injuntivos) e publicitários; concursos de HQ e Dissertações; Grêmio Literário; Masnifestações culturais (capoeira; festa junina; culinária; folclore); Beleza Negra (Concurso); Oficina de Hip Hop (parceria com a CUFA - Central Única das Favelas) e CAFÉ LITERÁRIO (vitrine dos resultados de todos os trabalhos).
História em imagens:
Ano 2007: O projeto nasceu com outro nome: Café Literário. A princípio desejou-se apresentar a temática "Uma viagem pela Literatura":um panorama cronológico de todos os estilos literários, do século V A.C ao Pós-Modernismo. As inftoresluências da cultura afro estavam presentes nos atores afrodescendentes, como: Lima Barreto, Cruz e Souza e Machado de Assis.
Ano 2008: A proposta amadureceu e, ao longo de 09 meses, trabalhamos a temática CULTURA AFRICANA E SUAS INFLUÊNCIAS PARA O BRASIL de forma interdisciplinar.
Critérios da avaliação: Participação, criatividade, organização, qualidade de pesquisa e impacto positivo causado
Divulgação: Publicação no Diário do Vale (jornal local) e via blog
2008

Referência Bibliográficas: Orientações e Ações para o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira (MEC); Lei Federal 10.630 /2007

Nenhum comentário:
Postar um comentário